• Jade Martins

A IMPORTÂNCIA DA SONORIZAÇÃO: Entenda o que é e por que é tão importante

Uma cerimônia de casamento é um momento tão, mas tão especial e emocionante que cada palavrinha dita, cada música tocada, cada gesto, cada olhar, ou seja, tudo o que acontece naquele momento é mais do que importante: é único. Por isso, tudo o que é passível de planejamento, deve ser feito com muito carinho e atenção, como é o caso da sonorização. A sonorização que eu ofereço nos casamentos em que atuo como violinista vai além do meu papel de musicista. E aqui explico melhor: ao casar na praia, no campo, ou até mesmo num salão de festas, é importante amplificar o som para que todos os presentes ouçam bem o que está sendo celebrado.

Créditos da foto: Diga X Fotografia

Para um casamento de até 50 pessoas, um mini wedding, que é o meu foco ao oferecer este serviço, a sonorização é feita a partir de uma caixa de som portátil com gerador próprio (importante para casamentos na praia, onde não temos acesso a tomadas, por exemplo), microfone para celebrante (que também pode ser usado nos votos do casal e na fala de familiares) e o captador para o violino (microfone específico para o violino que amplifica o som), além dos cabos de conexão. Ah, e de bônus para os meus clientes da sonorização, eu ofereço todo o playback, que nesse caso é o fundo musical escolhido pelo casal para o casamento. Às vezes a sonorização também é utilizada para fazer uma grande supresa, como na surpresa de Thais para Carlos. Veja esse video lindo gravado por Anderson Genuíno Filmes.

Outros casais fizeram essa surpresa musical e cantaram pra pessoa amada, como foi o caso de Lívia que cantou pra sua amada Suelen. Dá pra sentir a emoção vendo essas fotos lindas da Diga X, né?

Sempre que falo em sonorização, gosto de focar que em locais onde não é possível controlar a acústica, como em praias, campos, locais abertos. Sem essa amplificação, a música do violino e do playback por trás dele pode ficar muito baixinho e as palavras da celebrante e do casal podem não ter o destaque que merecem. Ou seja, a sonorização é parte muito importante de um casamento em locais abertos e/ou na natureza. Durante um Elopment Wedding, por exemplo, caso os noivos queiram fazer uma transmissão ao vivo, é necessária a sonorização para que os convidados ouçam a cerimônia. Imagina assistir a um casamento e não ouvir os votos, por exemplo? Quando o assunto é logística, é preciso levar em consideração a dificuldade de acesso a instalações elétricas e do alto custo de ter um gerador em casamentos na praia. Um exemplo é o coqueiral de Maracaípe e da Praia dos Carneiros, mas também casamentos com pé na areia em geral.

Eu gosto de lembrar ainda que o violino é um instrumento acústico, mas que é muito melhor compreendido com a microfonação. O valor da microfonação atualizado para 2021/2022 é de apenas R$ 200,00, um investimento que, com certeza vale a pena e que trazer mais segurança no som do seu casamento.

21 visualizações0 comentário