top of page
  • Jade Martins

A IMPORTÂNCIA DA SONORIZAÇÃO: Entenda o que é e por que é tão importante

Atualizado: 31 de mai. de 2023

Uma cerimônia de casamento é um momento tão, mas tão especial e emocionante que cada palavrinha dita, cada música tocada, cada gesto, cada olhar, ou seja, tudo o que acontece naquele momento é mais do que importante: é único. Por isso, tudo o que é passível de planejamento, deve ser feito com muito carinho e atenção, como é o caso da sonorização. A sonorização que eu ofereço nos casamentos em que atuo como violinista vai além do meu papel de musicista. E aqui explico melhor: ao casar na praia, no campo, ou até mesmo num salão de festas, é importante amplificar o som para que todos os presentes ouçam bem o que está sendo celebrado.

Créditos da foto: Diga X Fotografia

Para um casamento de até 50 pessoas, um mini wedding, que é o meu foco ao oferecer este serviço, a sonorização é feita a partir de uma caixa de som portátil com gerador próprio (importante para casamentos na praia, onde não temos acesso a tomadas, por exemplo), microfone para celebrante (que também pode ser usado nos votos do casal e na fala de familiares) e o captador para o violino (microfone específico para o violino que amplifica o som), além dos cabos de conexão. Ah, e de bônus para os meus clientes da sonorização, eu ofereço todo o playback, que nesse caso é o fundo musical escolhido pelo casal para o casamento. Às vezes a sonorização também é utilizada para fazer uma grande supresa, como na surpresa de Thais para Carlos. Veja esse video lindo gravado por Anderson Genuíno Filmes.

Outros casais fizeram essa surpresa musical e cantaram pra pessoa amada, como foi o caso de Lívia que cantou pra sua amada Suelen. Dá pra sentir a emoção vendo essas fotos lindas da Diga X, né?

Sempre que falo em sonorização, gosto de focar que em locais onde não é possível controlar a acústica, como em praias, campos, locais abertos. Sem essa amplificação, a música do violino e do playback por trás dele pode ficar muito baixinho e as palavras da celebrante e do casal podem não ter o destaque que merecem. Ou seja, a sonorização é parte muito importante de um casamento em locais abertos e/ou na natureza. Durante um Elopment Wedding, por exemplo, caso os noivos queiram fazer uma transmissão ao vivo, é necessária a sonorização para que os convidados ouçam a cerimônia. Imagina assistir a um casamento e não ouvir os votos, por exemplo? Quando o assunto é logística, é preciso levar em consideração a dificuldade de acesso a instalações elétricas e do alto custo de ter um gerador em casamentos na praia. Um exemplo é o coqueiral de Maracaípe e da Praia dos Carneiros, mas também casamentos com pé na areia em geral.

Eu gosto de lembrar ainda que o violino é um instrumento acústico, mas que é muito melhor compreendido com a microfonação. O valor da microfonação atualizado para 2023 é de apenas R$ 250,00, um investimento que, com certeza vale a pena e que trazer mais segurança no som do seu casamento. Gostaria de um orçamento? Mande uma mensagem pro meu whatsapp clicando aqui


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça mais sobre a minha história com o violino:

Nesse texto eu vou contar pra vocês qual foi o meu caminho desde os primeiros passos com o violino até realizar as minhas duas graduações de música. Então prazer, sou Jade Martins, natural de Recife/

bottom of page